Dúvidas e Mitos
1Doar sangue é seguro?
É um ato muito seguro, que segue rigorosos padrões técnicos do Ministério da Saúde. O material utilizado para a coleta é descartável, estéril, destinados apenas a um doador e não causa reações febris. Não há risco do indivíduo adquirir doenças doando sangue.
2Doar sangue emagrece ou engorda?
Após a doação, a parte líquida do sangue é reposta pelo corpo em pouco tempo (em média 24 horas). Portanto, seu peso continua o mesmo.
3Doar afina ou engrossa o sangue?
Após a doação, a parte celular do sangue normaliza-se em poucas semanas. Logo, doar não “afina” ou “engrossa” o sangue.
4Doar sangue dá fraqueza?
Após uma doação, o sangue tende a voltar ao normal rapidamente. Portanto, não há fraqueza. Alguns doadores, menos de 3%, quando ficam tensos, podem apresentar um mal-estar passageiro após a doação.
5Quantos litros de sangue uma pessoa tem?
Normalmente, um adulto tem cerca de 5 litros de sangue. Em média, estima-se que uma pessoa tenha 70 mL de sangue/Kg.
6Qual é a quantidade de sangue doado?
O total de sangue doado é de 9 mL/Kg para homens e 8 mL/Kg para mulheres. O volume coletado é de aproximadamente 450 mL, independente do sexo, o que representa menos de 10% do total de sangue em um adulto.
7Se doar sangue uma vez, é obrigatório doar novamente?
Não, se você nunca mais doar, nada vai acontecer. O fato de não doar sangue será apenas prejudicial por deixar de ajudar as pessoas que precisam de sangue. Por isso, faça sua doação sempre que puder.
8Quanto tempo leva para fazer a doação?
O tempo de permanência no Banco de Sangue é de aproximadamente 1 hora para que todas as etapas da doação (cadastro, triagem clínica, doação, repouso, lanche e liberação) sejam completadas. A coleta do sangue, geralmente, não demora mais do que 10 minutos.
9Pode-se fumar após doar sangue?
Não se deve fumar uma hora antes e uma hora após a doação, devido a chance de diminuir a chegada de oxigênio aos tecidos do corpo.
10O sangue doado fica guardado para quando eu precisar?
O sangue tem prazo de validade estabelecido. A doação serve para repor ou manter os estoques usados para todas as transfusões.
11O Banco de Sangue Dom Bosco atende pacientes do SUS?
Sim, o nosso Banco de Sangue presta serviços a comunidade. Todos recebem o mesmo atendimento, independente da fonte pagadora (SUS, convênio ou particular). Não há gastos para o doador.
12Quando paga, não precisa repor o sangue?
Todo o sangue usado precisa ser reposto. O pagamento não é pelo sangue e sim pelos serviços, exames e materiais usados no atendimento transfusional.
13Qual é o melhor sangue?
Não existe um sangue “melhor”. Todos são importantes, uma vez que cada pessoa poderá necessitar de um determinado tipo.
14Que exames são feitos no sangue do doador?
É pesquisado o grupo sanguíneo, além de anormalidades dos glóbulos vermelhos e de alguns anticorpos. Fazemos testes para HIV, Hepatite (B e C), HTLV, Sífilis e Chagas.
15Tem que estar em jejum para doar sangue?
O doador não precisa e não deve estar em jejum. Ele pode tomar café da manhã normalmente, mas após o almoço, é importante aguardar 3 horas após refeição copiosa ou rica em substâncias gordurosas.
16Quais são os riscos de o doador adquirir alguma doença?
Durante a coleta do sangue são usados materiais e técnicas apropriados, o doador não corre riscos.
17Nos exames de sangue realizado, aparece qualquer doença ou alteração?
O Banco de Sangue não é laboratório geral ou consultório médico. São realizados apenas exames de doenças transmissíveis pelo sangue.
18Como o organismo repõe o sangue doado?
A quantidade de sangue no corpo de um indivíduo é sempre 8% de seu peso e apenas 10% desse total pode ser doado. A parte líquida é resposta pelo organismo em 24 horas e o ferro em até dois meses (para homens) e três meses (para mulheres), através da alimentação. Após a doação não é necessário tomar nenhum tipo de medicação.